Dicas para aliviar o desconforto do bebê e dar mais tranqüilidade à família
Irritação, impaciência, perda de apetite, noites mal dormidas e choro constante. Estes são apenas alguns dos indicativos de que os dentinhos vão começar a nascer. Isto começa a ocorrer por volta dos seis meses e geralmente mexem com a rotina da família toda. Papais, principalmente os de primeiro filho, muitas vezes não sabem o que fazer para aliviar o desconforto do bebê. Além da mudança de comportamento, o nascimento dos dentes pode ocasionar desconforto ao bebê, apresentando gengivas inchadas e avermelhadas, excesso de saliva e um leve estado febril, que não deve ultrapassar 37,5 graus.
Diarréia também pode ocorrer. Com a gengiva coçando o bebê tem muita necessidade de morder objetos e levar as mãos à boca para massagear a área, o que facilita uma contaminação que pode resultar em diarréia.
Geralmente a erupção dos dentes de leite não requer nenhum tratamento especial. Algumas medidas ajudam a diminuir a irritação do bebê:
- Ofereça ao bebê mordedores e massageadores gengivais
- A sensação geladinha da água oferece certo conforto, por isso, além da água fria para o bebê tomar, é recomendável o uso de mordedores que podem ser resfriados na geladeira;
- A oferta de alimentos duros como a cenoura crua é outra boa opção, associado a uma massagem feita pela mãe com a dedeira;
- As pomadas, têm efeito tópico passageiro, pois contém anestésicos locais e não costumam surtir muito efeito. Só podem ser prescritas pelo pediatra ou odontopediatra.
Nem sempre a salivação aumentada do bebê indica que os dentinhos vão nascer. Por volta dos seis meses, muitas crianças apresentam a maturação das glândulas salivares, com conseqüente aumento do fluxo salivar coincidindo com a época de erupção dos dentes de leite. Nessa idade, os bebês ainda não têm um reflexo de engolir o que pode levar a criança a babar bastante.
É importante alertar que assim que nascem os primeiros dentinhos, está na hora da primeira visita ao odontopediatra.
Primeiro dente = Primeira visita ao Odontopediatra
Nesta primeira consulta as mães receberão orientação sobre:
- Tipo e consistência da dieta,
- Mamadas noturnas,
- Alimentos mais cariogênicos,
- Remoção de hábitos como sucção de dedo e chupeta,
- Como higienizar os dentinhos do bebê .
São informações essenciais para o bom desenvolvimento e crescimento da arcada dentária e para a prevenção não apenas de cáries, como de outros problemas odontológicos.
O ideal é higienizar a boca do bebê três vezes ao dia, lembrando que o mais importante é a última higiene e o bebê não deve dormir mamando, pois isso, poderá levar ao aparecimento da cárie precoce da infância ou cárie de mamadeira.
A saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral da criança.
Cuidando dos dentinhos desde cedo, estaremos ajudando a formar uma Geração Cárie-Zero .