O desenvolvimento da fala se dá entre 1 ano e 4 anos e dois meses de idade, quando a criança já deve dominar todos os fonemas de sua língua. Os primeiros fonemas pronunciados são p, t, k. Por último, vêm l, lh , r.
Para que se tenha um bom desempenho nessa fase, desde cedo a musculatura da face e da boca do bebê devem ser estimuladas, começando com a amamentação. O melhor é o aleitamento materno. No entanto, se a criança usar mamadeira, dê preferência aos bicos ortodônticos – assim como a chupeta, se não puder ser evitada, deve ser ortodôntica. Na hora de retirar a mamadeira, um bom truque é utilizar a mamadeira como copo, no início, para que a criança se acostume com a mudança.
Quando se introduz a alimentação mais sólida, é importante que constem do cardápio alimentos que favoreçam a movimentação da musculatura mastigatória. Consulte o pediatra, para saber se seu filho já está em fase de receber alimentos em pedaços grandes:
frutas inteiras e com casca fazem bem às gengivas e fortalecem os músculos da boca.
A respiração é outro item importante. A criança deve sempre respirar pelo nariz. Respirar pela boca não é natural. Se isso acontecer, procure o pediatra ou um otorrinolaringologista. Respirar incorretamente altera o posicionamento dos dentes, além de, na idade escolar, prejudicar a concentração interferir no rendimento intelectual da criança.

Voltar


As trocas na fala
Somos uma clínica com foco em prevenção e excelência no tratamento de adultos e crianças