1 - Desenvolvimento Infantil

O processo de desenvolvimento de um indivíduo ocorre a partir de características específicas para cada faixa etária. Cada faixa etária é considerada uma etapa de desenvolvimento que contribuem para acúmulos de novos conhecimentos e conseqüentemente em mudanças na estrutura intelectual do indivíduo desde seu nascimento até 16 anos de idade.. As etapas de desenvolvimento contribuem para o processo de aprendizagem. Indivíduos com alguma dificuldade em determinada etapa do desenvolvimento ou no processo de aprendizagem deve ser encaminhado a uma equipe multidisciplinar para um possível diagnóstico.

2 - Dificuldades Aprendizagem X Distúrbios de Aprendizagem

O termo Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem estão relacionados a questões pedagógicas, enquanto que Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem estão relacionados com o funcionamento cortical ou com o Sistema Nervoso Central comprometendo o processo de aprendizagem do indivíduo e conseqüentemente déficits em algumas habilidades como, por exemplo; Leitura e Escrita (Dislexia), Matemática (Discalculia), Atenção (Déficit de Atenção), Hiperatividade (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e a Fala.

3 - Prevenção

O objetivo da equipe multidisciplinar da Clínica Dra. Lucia Coutinho não é somente o aspecto pedagógico e sim o desenvolvimento do indivíduo como um todo nas áreas especificas que estão prejudicadas e também na integração dos diferentes tipos de informações, tornando este indivíduo mais independente, mais autoconfiante e integrado a sociedade em que vive. Para que estes objetivos sejam atingidos quanto a Dificuldade ou Distúrbio de Aprendizagem apresentado pelo indivíduo é necessário que sejam aplicados diagnósticos e intervenções individuais adequadas o quanto antes possível. Partimos do princípio que o conhecimento do problema é a melhor prevenção.

4 - Importância de uma equipe multidisciplinar em um diagnóstico

O diagnóstico multidisciplinar envolve, dependendo do caso, uma equipe de profissionais como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neurologista, neuropsicólogo, psicólogo, psicopedagogo, odontologista, oftalmologista, otorrinolaringologista para que estes possam cada um na sua especialidade, avaliar as habilidades e deficiências apresentadas pelo indivíduo. O trabalho, a análise e a discussão em conjunto permitem um diagnóstico mais completo e confiável.

5 - Diagnóstico Multidisciplinar

O diagnóstico multidisciplinar é composto por diferentes tipos de atividades que permitem observações, interpretações que se baseiam em percepções, experiências, informações adquiridas e formas de pensamento do indivíduo. A partir do diagnóstico elabora-se um plano de ação para prevenir ou tratar a dificuldade apresentada pelo mesmo.

6 - Interação Clínica / Escola

A partir do diagnóstico completo é realizada uma parceria entre os profissionais responsáveis pelo atendimento do indivíduo e a instituição educacional do mesmo para que juntos possam elaborar um programa de intervenção que atinja os objetivos propostos daquela instituição e também que esteja de acordo com as capacidades e dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Portanto, com mais de 20 anos de dedicação no atendimento diferenciado de bebês, crianças e adolescentes, a Clínica Lúcia Coutinho disponibiliza uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente especializados e qualificados para atendimentos tanto em Dificuldades de Aprendizagem quanto em Distúrbios de Aprendizagem. Venham visitar-nos.

Rita S. C. Picinini
Psicopedagoga
ABPp - 11396
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento
Fone: 5051- 2940
ritapicinini@luciacoutinho.com.br

Voltar


Dificuldades Aprendizagem X Distúrbios de Aprendizagem

Somos uma clínica com foco em prevenção e excelência no tratamento de adultos e crianças