DENTES SAUDÁVEIS PARA NOSSOS BEBÊS
Levando em conta o caráter preventivo da Odontopediatria, é preciso orientar os pais e informá-los a cerca dos principais cuidados para a formação de uma arcada dentária perfeita.
A primeira visita ao dentista é sempre um desafio na vida de qualquer criança. No entanto, esse momento pode ser amenizado se os pais iniciarem o tratamento logo cedo, isto é, a partir dos seis meses – idade em que ocorre a erupção dos primeiros dentinhos. Para lidar com os possíveis medos dos baixinhos, somente um especialista sabe organizar o trabalho por meio de um condicionamento eficiente, que faz com que as crianças entrem na sala do dentista e se sintam como se estivessem em suas próprias casas.
Para uma criança que já apresenta cáries, a abordagem psicológica deve ser feita de maneira tranqüila, cuidadosa e eficiente. O condicionamento psicológico é muito importante, pois prepara a criança para o tratamento, evitando assim traumas futuros. Este condicionamento deve ser gradativo, normalmente em três sessões, e que estimule uma prévia apresentação do consultório, seus instrumentais e aparelhos, fazendo com que o pequeno paciente confie no profissional e mantenha com ele uma relação amigável.
Cárie de Mamadeira - Aprenda a evitá-la!
A aparição de cáries agudas, como a de mamadeira, pode ocorrer em crianças com dois e três anos, causando dor e possíveis infecções. Para preveni-la, recomenda-se uma boa higiene bucal aliada a uma dieta alimentar balanceada, além da suspensão de mamadas noturnas.
Cárie de Peito - Você já havia ouvido falar nisso?
A criança que é amamentada no peito, mesmo quando já tem de um a um ano e meio de idade, costuma fazer do peito da mãe uma chupeta, sem fins nutritivos.
Nessa fase, o baixinho já deveria ter uma alimentação normal, própria à sua idade.
Essa criança, que tem o hábito de sugar o seio da mãe em qualquer horário, pode apresentar cáries de peito, agudas, de evolução rápida, que causam dor e destruição dos dentinhos de leite em pouco tempo. Portanto, o ideal é que a amamentação ocorra somente até os seis meses de vida do bebê e, daí para frente, seja retirada paulatinamente.
Esse tipo de cárie deverá ser tratada o quanto antes, pois sua ascensão deve prejudicar a formação dos dentes permanentes sucessores.
Trauma no dentinho de leite - O que fazer?
Quando as crianças começam a dar seus primeiros passos, é comum a ocorrência de quedas, seguidas de batidas na região da boca. Tais acontecimentos podem traumatizar os dentinhos de leite, principalmente os da frente, provocando muitas vezes conseqüências mais sérias. Dependendo da intensidade do trauma, os dentinhos podem apresentar mobilidade, sangramento gengival, escurecimento imediato ou tardio (sintoma mais freqüente) e, em casos mais graves, a completa perda do dente.
Por esta razão, o mais indicado é que, logo após a batida, os pais encaminhem a criança a um Odontopediatra, para que seja feita uma radiografia, bem como um acompanhamento clínico periódico, o que evitará o comprometimento do dente e garantirá o desenvolvimento normal do dente sucessor permanente. A perda precoce de um dente de leite pode trazer conseqüências para a fala, mastigação, posição dos dentinhos vizinhos e até para o convívio social da criança. A arcada deve ser corrigida antes que surjam os primeiros dentes permanentes.
Afeto, Respeito e Dedicação
Todo bom profissional deve ensinar às mães a manter a boa saúde bucal de seus filhos, desde a prevenção propriamente dita, até o tratamento de cáries, uso de aparelhos ortodônticos, maus hábitos (uso do dedo e chupeta) e questões relacionadas à respiração e à fala. Todos esses tópicos devem ser trabalhados para que o pequeno paciente se desenvolva dentro dos padrões de normalidade.
A base da metodologia adotada em nosso trabalho está presente em todos os profissionais que amam o que fazem, isto é, exercer a profissão com prazer e alegria, transmitindo à garotada todo o afeto e segurança de que necessitam. Nosso objetivo é contribuir para o surgimento de uma nova geração, feliz, saudável e, principalmente, sem medo de ir ao dentista.