UM SORRISO LINDO E SAUDÁVEL

Os cuidados que a mamãe também deve ter com seus dentes, afinal nenhuma mulher deve se descuidar dela mesma.

Aprenda também algumas dicas que podem orientá-la na prevenção constante e em certos cuidados, principalmente durante a gravidez e que são medidas essenciais para uma dentição sempre saudável.

Ele está sempre na moda. E combina com qualquer estilo, do batom rosa cintilante ao vermelho carmin. Um sorriso bonito e saudável, acima de tudo, deixa você à vontade para desfrutar dos bons momentos, rir sem constrangimento, mostrar o quanto está de bem com a vida. Em uma festa, num jantar a dois ou numa reunião de trabalho, o sorriso é uma forma de comunicação. Responde perguntas, traduz sentimentos e, quem duvida?, às vezes diz mais que muitas palavras.

Por isso, os cuidados com sua saúde bucal devem estar sempre em dia. A boca, ensina a doutora Lúcia Coutinho, professora da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, é uma parte do corpo que merece tanta atenção quanto as outras porque “deficiências ou problemas bucais podem causar fortes impactos na qualidade de vida”.

Além da auto-estima, o próprio organismo chega a sofrer as conseqüências do descuido com a saúde bucal. A doutora Lúcia alerta: “Bactérias provenientes da boca podem provocar doenças na garganta e até mesmo no coração”.

• Prevenção

A prevenção é a primeira providência para evitar danos mais sérios. No dia a dia, fio dental e escovação bem feita são fundamentais para o combate às cáries. Porém, não bastam para manter a estética perfeita, que implica dentes brilhantes, claros e sem manchas. Assim, a cada seis meses, recomenda-se uma limpeza profissional e, se necessário, um clareamento para dentes mais escuros. “Já existe uma técnica de clareamento à laser, mais confortável e com resultado mais rápido do que o clareamento convencional, à base de gel noturno”, revela a doutora Lúcia.

Mas a contribuição da Odontologia contemporânea para “consertar” ou melhorar o sorriso das pessoas vai além. Hoje não é mais preciso conviver com aquele “sorriso metálico” para alinhar as arcadas dentárias. Existem aparelhos ortodônticos feitos de resina transparente, quase imperceptíveis visualmente. Também é possível “retocar” defeitos dos dentes por meio da aplicação de facetas que, explica a doutora Lúcia, são “pequenas peças muito parecidas a unhas postiças”.

A tecnologia tem um papel ainda mais importante em casos mais complexos, intervenções clínicas. Como exemplo, a doutora Lúcia cita o laser terapêutico, que traz muitos benefícios aos clientes. “Costumamos utilizar esse sofisticado recurso no tratamento de aftas, gengivites e doenças como herpes labial”, diz ela. Outra novidade que está sendo adotada com sucesso é a anestesia monitorada por meio de um aparelho que faz a aplicação gota a gota, lenta e gradativamente. “Sem o impacto da aplicação de uma só vez, a anestesia é praticamente indolor. O paciente fica mais relaxado, colabora mais com o dentista, que acaba fazendo melhor o seu trabalho”, avalia a doutora Lúcia.

• Atenção especial à gravidez


Gestantes precisam redobrar os cuidados com a boca. Afinal, têm que cuidar da saúde de dois! O ideal é programar o tratamento dentário antes de engravidar. Isso é possível, sim, quando se faz um planejamento. Mas, quando o bebê chega sem avisar, o jeito é procurar o dentista e conferir, o quanto antes, o que é preciso e como fazer.

A orientação do profissional pode começar com indicações sobre alimentação – tanto para prevenir e contornar problemas, como para fortalecer o desenvolvimento dos dentes do bebê. E vai até o acompanhamento de um problema específico, sempre em sintonia com o obstetra, caso seja necessário um tratamento que exija anestesia ou medicamentos e poderá ser realizado pela gestante.

• O ideal é escovar os dentes depois de cada refeição. Mas o que importa é a qualidade e não a
  quantidade. Peça ao seu dentista para orientar sobre a forma de escovação correta.

• A escovação noturna é a mais importante pois durante o sono diminui a salivação e aumenta a
  temperatura da boca, o que potencializa a ação das bactérias.

• Não use pastas de dente muito abrasivas ou não use pastas abrasivas com freqüência. Isso pode
  desgastar o esmalte dos dentes.

• A limpeza da língua, por meio de escovação ou do uso de acessórios adequados para isso, diminui o
  mau hálito.

• A gengiva também merece atenção na hora da escovação, para não se tornar um foco de problemas,
  devido ao acúmulo de tártaro.

• Use fio dental pelo menos depois da última refeição. A fita dental, mais larga, remove uma quantidade
  maior de placa bacteriana.

• O anti-séptico Bucal para bochecho diário deve ser usado com cautela e indicado pelo dentista,
  quando necessário.

• Atenção à alimentação: o açúcar é o principal alimento das bactérias causadoras das placas
  bacterianas; o café pode causar manchas aos dentes.

• É preciso cuidar do alinhamento dentário. Além de prejudicar a estética, dentes apinhados dificultam
  a higienização.

• Não é verdade que o clareamento enfraquece os dentes. Quando bem aplicada, essa técnica só ajuda     a melhorar a estética do sorriso.

 

Odontologia Integrada Lúcia Coutinho 
Dra Lúcia Coutinho

Matéria publicada na revista Loony - N. 07 - Setembro 2005
Somos uma clínica com foco em prevenção e excelência no tratamento de adultos e crianças