Entre a infância e a juventude

Os adolescentes apresentam características e atitudes singulares e necessidades igualmente distintas. A adolescência – dos dez aos vinte anos de idade - é uma fase de transição entre a infância e a juventude. O corpo muda, os gostos mudam, a voz muda.

Nós, cirurgiões-dentistas, temos uma preocupação com os adolescentes não associada especificadamente ao tratamento odontológico. Mas visamos principalmente ajustá-los às mudanças e ao desenvolvimento dos aspectos emocional, psicossocial e cognitivo.

Na maioria dos casos, o adolescente mostra-se negligente no cuidado com a saúde. Nesse período, em decorrência da higiene precária, o risco de cárie aumenta, podendo também em alguns casos ocorrer doença periodontal, gengivite, halitose. Os adolescentes precisam ter consciência de que é importante tratar essas doenças e preveni-las. Por exemplo: a periodontite pode ate levar à perda precoce dos dentes.

A higienização total é trabalhosa, mas é a melhor arma contra doenças periodontais. Daí a importância da realização de um ciclo completo de limpeza, no qual, além da utilização da escovação e do fio dental (métodos mecânicos), se faz necessária a utilização de um anti-séptico bucal de qualidade comprovada na eliminação de bactérias (método químico). O uso de enxaguantórios bucais, no entanto, mostrou-se capaz de reduzir tanto as bactérias quanto as substâncias por elas produzidas, responsáveis pelo odor desagradável da halitose.

Alguns fatores aumentam o risco do aparecimento da gengivite: a diabetes não controlada, a gravidez, dentes mal alinhados, uso de aparelhos dentais e alterações hormonais (como na puberdade e na menopausa). O estresse tem grande importância no aparecimento da doença, pois diminui a salivação e aumenta a acidez da boca. É por isso que, hoje existem cada vez mais pessoas afetadas, inclusive adolescentes. O hábito de fumar e de comer alimentos açucarados e viscosos também favorece a formação de placas bacterianas.
Assim, a abordagem inicial do adolescente pelo profissional determinará o sucesso das consultas. É importante estabelecer aproximação entre o profissional e o adolescente. Nossa função é a motivação, que estimula o adolescente a melhorar e a se interessar por hábitos de higiene bucal, usando corretamente a escova, o fio e enxaguatórios bucais.

Adolescentes
Somos uma clínica com foco em prevenção e excelência no tratamento de adultos e crianças